MasterBLOG

Uma das coisas mais complicadas, para quem tem pets, é a limpeza da casa. Por mais que você use diversos produtos, sempre fica aquele cheirinho de cachorro ou gato. Mas você sabe qual é o jeito correto de limpar a casa?

Animais devem ficar longe de produtos de limpeza usados para higienizar a casa. O cheiro forte e os componentes fazem mal para os animais e podem ser tóxicos. Alguns desses produtos químicos, utilizados na limpeza doméstica, podem deixar resíduos. Quando ingeridos, ou simplesmente em contato com os animais de estimação, podem provocar diversos problemas de pele (dermatite), pois eles andam descalços e deitam com a barriguinha no chão. Água sanitária e sabão em pó são os maiores vilões.


O que devo usar, então?

Para higienizar o local que o animal utiliza prefira produtos de limpeza desenvolvidos especialmente para cães. Além de garantir a saúde do animal, esses produtos para cachorro são capazes de eliminar e encobrir odores específicos, como a urina, evitando a demarcação de território.

Os desinfetantes pets mais comuns são os que tem como base a amônia quaternária. Apesar de ser um produto bem forte, ele pode ser diluído e utilizado na limpeza da casa. Além de fazer a limpeza e deixar um cheiro gostoso, o produto também elimina bactérias, fungos, vírus e cistos de vermes, como a giárdia. Quando tem algum cão doente na casa, com parvovirose ou cinomose, os veterinários indicam esse produto para fazer a limpeza. É a solução utilizada em os hospitais, clínicas, hotéis e creches de animais.

Mesmo utilizando esse produto, passa um tempinho e sua casa volta a ter aquele cheiro de cachorro ou gato. Para resolver isso, foi lançado no mercado o removedor de odores. Há diversas marcas disponíveis no mercado.

A fórmula mais comum é aquela com odores fortes, como cítrico, citronela, herbal, lavanda, etc. Eles são diferentes desses produtos que compramos para odorizar a casa, com perfumes. A grande diferença do removedor de odor pet é que ele possui três tipos de moléculas de perfume. Uma delas é mais pesada e fica no ambiente por mais tempo, sobrepondo o cheiro das fezes ou urina, apesar de ser um removedor de odores, e não um desinfetante, ele pode ser utilizado para limpeza de áreas que os animais costumam ficar. Para utilizá-lo, pode ser puro ou diluído, pois não é tóxico aos pets.

Com a limpeza correta, sua casa ficará mais perfumada e saudável para humanos e pets.


Fonte: Petlove e Estadão


Scroll to Top